Ergonomia

1. O que é a Ergonomia

É a Ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.

2. Lombalgia

A lombalgia é empregada para referir-se à dor localizada na parte inferior das costas ou da coluna vertebral.
Este segmento da coluna está localizado imediatamente abaixo da coluna dorsal, é constituído por cinco vértebras lombares e pela musculatura regional.

3. Cervicalgia

Uma cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais. Ela pode ser crônica (quando dura várias semanas) ou aguda (quando só dura alguns dias). A forma da cervicalgia aguda mais comum é a torcicolo. A coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. É a porção da coluna vertebral mais frágil. A cervicalgia é um problema frequente que afeta mais as mulheres do que os homens.

4. Dorsalgia

A Dorsalgia pode provir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa. Pode ter características em picada ou ardor. A dor cervical pode deslocar-se pelo braço e mão e parte superior das costas. Na parte inferior pode deslocar-se pela perna e pé e incluir fraqueza e dormência.

5. Tendinites do punho

A tendinite do punho é uma inflamação dos tendões, que são a estrutura que liga os músculos aos ossos, causando dor localizada, dificuldade em movimentar o membro afetado e pode haver um leve inchaço ou vermelhidão no local.

6. Os cinco erros comuns na postura no computador


a) Trabalho sentado

                        

b) Mesa de trabalho

c) Cadeira



d) Apoio de pés

                                

f) Ecrãs de visualização

7. Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário